O Sebrae apoia micro e pequenos empreendedores com palestras, cursos e consultorias para aumentar a receita das empresas.
O Sebrae apoia empreendedores a impulsionarem suas vendas. Divulgação É comum novos empreendedores terem dúvidas sobre o que significa inovação.
A gente garante que não é um bicho de sete cabeças.
"Inovar é fazer algo diferente que te faça vender mais e melhor", esclarece o Coordenador de Inovação do Sebrae, Paulo Puppin.
Se você aumenta a qualidade ou a produtividade da sua empresa ao criar um novo produto ou serviço, ao agregar funcionalidades ao que já existe ou ao estabelecer um novo processo, você está inovando. A Pesquisa Inovação e Modernização, realizada pelo Sebrae em 2023, constatou que 82,7% dos entrevistados perceberam melhora na qualidade de produtos e serviços e 38,1% deles lançaram um produto ou serviço novo.
Os respondentes participaram de programas de inovação e modernização oferecidos pela instituição Ao inovar processos, 71,1% aumentaram a produção/vendas e reduziram desperdícios, enquanto 67,8% dizem ter diminuído custos e 53,2% dos empreendedores otimizaram o consumo de água ou energia.
Premiação e cachorro-quente A etapa regional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, categoria MEI, foi para Nayara Almeida. Arquivo pessoal Nayara Almeida, de Lagoa Santa (MG) e dona da Hot Dogs da Nay, tirou suas ideias do papel e montou um plano de negócios quando participou do Bootcamp, uma capacitação que usa ferramentas e técnicas para auxiliar na criação de novos projetos, produtos, serviços e negócios.
Ela tinha um negócio voltado ao artesanato, mas preferiu começar outro empreendimento do zero depois de perceber que a produção artesanal tomava muito do seu tempo.
Olha aí a Nay inovando! Em maio de 2022, Nayara participou da Semana do MEI e ganhou uma consultoria no evento.
Estudou o Guia Essencial para Empreendedores e passou a ter uma visão diferente e completa sobre empreendedorismo.
O que era um carrinho de cachorro-quente se transformou em um trailer, puxado pelo motorhome que ela adquiriu ao vender a casa própria para poder morar "perto do trabalho".
Nayara e o marido estacionam o motorhome nos locais dos eventos dos quais participam vendendo o lanche. Nayara brinca que é "a louca do planejamento" porque tudo que conquistou foi muito pensado.
A empreendedora estudou cada etapa do negócio, fez cursos e se aperfeiçoou.
Tanto que, em 2023, se inscreveu no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.
Na época, ainda precisava dominar mais o empreendedorismo e não levou a premiação.
Mas no ano passado ela foi a vencedora, em Minas Gerais, na categoria Microempreendedora Individual.
"Só de ser selecionada e estar entre as cinco finalistas eu estava feliz".
Hoje, o troféu decora o motorhome. Uma plataforma inovadora Alexandra Romana criou o Cadeira.com, uma plataforma que conecta profissionais e donos de salão de beleza. Arquivo pessoal, Alexandra Romana usou a tecnologia a seu favor ao idealizar a plataforma Cadeira.com, que conecta os profissionais de beleza do Rio de Janeiro a locais disponíveis para trabalhar.
Eles podem alugar a cadeira por um dia ou por um prazo mais longo.
Alexandra é colorista e trabalhou anos na área.
Formou-se em Estética e Cosmetologia e também em Administração.
Ao longo dos últimos 20 anos, percebeu que muitos colegas fechavam seus espaços por não saberem precificar o valor dos serviços oferecidos.
Consequentemente, não conseguiam arcar com as despesas. A empresária sabe melhor que ninguém como funciona um salão, o que e como pensam seus colegas de trabalho.
"A minha iniciativa de inovação foi ver a cadeira do salão vazia como uma solução e não como um problema.
O empresário dono do espaço de beleza fica preocupado porque não tem um profissional para trabalhar para ele.
É possível fazer com que a cadeira ociosa tenha uma rotatividade e gere lucro", explica a empreendedora.
O que Alexandra fez foi seguir o que o Sebrae costuma sugerir: ouvir seu público, entender a diferença entre o que ele diz que deseja e o que realmente está disposto a comprar.
É fundamental identificar as dores e as necessidades dele, analisar os ganhos que ele terá se adquirir seu produto ou serviço e saber o que vai influenciar na decisão de compra.
Até parece que essa carioca ouviu as orientações que Pupin dá aos pequenos empreendedores por meio do Sebrae: “É fundamental olhar o mercado, fazer o benchmarking e ter clareza sobre o ponto que quer atacar”. A ideia dela, desde o início, era ajudar os colegas a precificarem o valor de seus serviços e a gerir os espaços que tinham.
Para isso, ela fez o Empretec, participou de programas de aceleração do Sebrae e do Sebrae Delas, um programa que incentiva, valoriza e acelera a jornada de mulheres que empreendem ou querem empreender.
“Também participei do LabDay da Beleza e Nova Beleza e fui levando minha marca para esses eventos”, completa.
O Cadeira.com é uma startup, uma empresa que está em fase inicial e que tem como objetivo desenvolver e aprimorar um modelo de negócio inovador.
Como o mercado de beleza é altamente pulverizado, Alexandra confessa que o projeto é desafiador.
"Nesse mercado, os profissionais que se posicionam melhor acabam levando vantagem e são mais aceitos.
Quando ganham volume de clientes, montam seu espaço.
Mas só conseguem pensar no comissionamento.
O Cadeira.com mostra que pode haver outro modelo de negócio para quem quer trabalhar de forma mais autônoma e híbrida".
Atualmente, a plataforma tem dois espaços cadastrados, um na Zona Oeste e outro na Zona Sul do Rio.
Os espaços são divulgados na plataforma sem custo nenhum e o dono do salão aponta as cadeiras ociosas.
Ele precifica então o valor do espaço pela diária, período e hora.
O profissional de beleza se cadastra e então visualiza os lugares onde pode receber seus clientes.
Alexandra ganha uma porcentagem de quem oferece e de quem usa a locação. O projeto da Alexandra foi reconhecido com o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024.
Ela ficou em primeiro lugar na categoria Microempreendedora Individual no Rio de Janeiro.
“Ganhar o prêmio superou todas as minhas expectativas, está sendo um divisor de águas na minha vida pessoal e na minha vida profissional". O estímulo do Sebrae à inovação Diante de mercados cada vez mais competitivos, o Sebrae sugere adotar estratégias claras de inovação para atrair e fidelizar seus consumidores.
Essa é uma maneira de estar à frente dos concorrentes. Puppin destaca o Sebraetec, uma consultoria de inovação que oferece atendimento personalizado, apoio de especialistas de mercado e acesso à tecnologia e a serviços diferenciados, como uma solução para quem precisa “pensar fora da caixa”.
Pequenos e microempreendedores podem contar com iniciativas do Sebrae para inovar e a fazer melhor gastando menos, por exemplo.
A consultoria contempla apoio nas áreas de design, preço e qualidade, desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade.
A inovação, somada a novas plataformas de vendas, pode alavancar um negócio.
Pelo menos para a maioria deles.
A diversificação dos canais de distribuição para além do estabelecimento físico hoje é uma realidade e uma exigência do mercado. Além de ensinar a expandir esses canais de venda usando o digital, o Sebrae prepara o dono do negócio para vender em lojas virtuais.
A Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae, gerenciada por Ivan Tonet, tem exatamente essa função.
Eles fazem uma análise do que é relevante para o pequeno negócio, procuram parcerias com grandes marcas e ensinam o empreendedor a vender nos principais marketplaces.
"Nos últimos três anos, preparamos mais de 12 mil empresas que hoje faturam mais de R$ 4,5 milhões", diz Tonet.
"O pequeno negócio não tem recurso financeiro nem humano, mas a tecnologia te traz possibilidades para igualar seu trabalho com o de uma grande empresa de forma mais barata e eficaz", completa. A defesa de Tonet sobre importância do investimento no digital é corroborada pela pesquisa realizada pelo Sebrae em 2023 “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”.
O levantamento teve como objetivo analisar o perfil dos empreendedores, o uso de dispositivos digitais, a adoção de ferramentas digitais específicas, o comportamento no ambiente online, e a relação dos negócios com a internet.
Dentre as principais conclusões está a de que a era digital trouxe uma revolução sem precedentes no mundo dos negócios.
A capacidade de se adaptar e adotar novas tecnologias se tornou um diferencial competitivo, especialmente para pequenas empresas que procuram se destacar em um mercado cada vez mais saturado. Confira os principais resultados do relatório: • 99% dos Pequenos Negócios (PN) utilizam celular; • 99% dos PN que possuem celular acessam a internet pelo dispositivo; • 60% já acessaram o Sebrae pela internet (portal/site é o meio mais usado); • 54% já fizeram curso na internet (computador é o meio preferido); • 57% possuem perfil no aplicativo WhatsApp for Business; • 72% usam computador no negócio; • “Catálogo de Produtos/Serviços” e “Fale Conosco” são os serviços mais disponibilizados pelos PN; • 64% têm perfil/página no Instagram Inove você também em seu negócio Percebeu a importância da inovação e também da transformação digital? Aproveite para consumir os conteúdos do Sebrae sobre o assunto acessando aqui. Faça o curso gratuito – Inovação e agilidade: o futuro do empreendedorismo. Aprenda a vender mais com a Jornada Profissionalize MEI.