Órgão de defesa realizou, no total, 112.133 atendimentos durante o ano, sendo eles presenciais, eletrônicos e telefônicos.
Divulgação aconteceu nesta terça-feira (12).
Unidade do Procon, em Campinas Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Campinas (SP) divulgou, nesta terça-feira (12), o ranking das empresas e segmentos que mais receberam reclamações dos consumidores em 2024.
O levantamento aponta que as empresas que mais causaram insatisfações dos clientes são dos setores de internet, TV e telefonia, mas na análise por segmento, os grupos bancários foram os mais reclamados (confira os detalhes abaixo). 📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp O órgão de defesa realizou, no total, 112.133 atendimentos durante o ano, sendo eles presenciais, eletrônicos e telefônicos.
A divulgação da pesquisa marca o Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores, que será celebrado neste sábado (15).
👇 Confira, abaixo, veja as listas de EMPRESAS e SEGMENTOS mais reclamados: O segmento bancário seguiu à frente do ranking, ocupando o primeiro lugar.
Em seguida, vem o comércio eletrônico e, na terceira posição, o cartão de crédito. Empresas financeiras, que antes ocupavam o quinto lugar, ficaram em quarto em 2024.
Já telefonia móvel desceu para a quinta posição do ranking.
A relação completa pode ser conferida pela internet. Empresas com mais reclamações em 2024 Já na análise por empresa, assim como em 2023, as que mais receberam reclamações foram as de telefonia móvel, internet e TV.
Elas seguem na primeira posição do ranking. A Claro/Net Campinas/Embratel segue liderando o ranking de reclamações anual desde 2016, primeiro ano do relatório. O levantamento do Procon mostra as 10 mais reclamadas e a relação completa pode ser conferida pela internet. O que dizem as empresas reclamadas O g1 pediu uma posição às empresas que aparecem nas primeiras posições do ranking.
Confira, abaixo, o que elas disseram: Vivo A Vivo informou por meio de nota que "busca sempre cuidar da experiência do cliente fim a fim, revisando as principais jornadas que causam impacto, oferecendo uma experiência integrada em todos os canais com um atendimento resolutivo". Disse também que, por meio do aplicativo, "o cliente consegue se auto atender ou, se preferir, conversar com especialistas pelo chat.
Além disso, ele também conta com mais de 1,8 mil lojas em todas as regiões do País, além da Central de Relacionamento, pelo 10315.
E, caso seja necessário, a Ouvidoria está disponível no 0800 775 1212". "Vale ressaltar, ainda, que a companhia também trabalha com uma atuação direta junto aos importantes órgãos de defesa do consumidor, visando um diálogo aberto e transparente, sempre tendo o cliente no centro de suas decisões". CPFL "A CPFL Paulista tem como prioridade a qualidade e eficiência dos serviços prestados para os seus mais de 546 mil clientes em Campinas e entende a importância de garantir a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica, visando a satisfação e progresso socioeconômico da cidade.
Somente em 2024, a concessionária investiu R$ 128,3 milhões em obras e iniciativas de expansão, modernização, manutenção e atendimento ao cliente em Campinas, o que demonstra seu comprometimento em atender as necessidades dos consumidores e solucionar eventuais problemas de maneira eficiente.
Importante destacar que recentemente as fortes ondas de calor impulsionaram o consumo de energia dos clientes, elevando os valores das faturas.
Tanto que, em dezembro de 2024, a companhia teve apenas 34 reclamações registradas no Procon, sendo em sua maioria questionamentos a respeito das contas de energia recebidas pelos clientes. A CPFL Paulista destaca que está à disposição de seus clientes 24 horas por dia, todos os dias da semana, por meio de seus canais de atendimento: call center (0800 010 1010), www.cpfl.com.br, App “CPFL Energia”, WhatsApp (19) 99908-8888 e SMS 27351.
Além disso, a concessionária possui três agências próprias, para receber os clientes que optam pelo atendimento presencial.
A CPFL Paulista também enfatiza que, por meio de seus representantes locais, está sempre à disposição do Procon Campinas e dos demais órgãos públicos municipais para buscar cada vez mais formas de identificar oportunidades de melhoria e aprimorar a experiência de seus clientes na cidade". Itaú O Itaú informou em nota que "a qualidade do atendimento e a satisfação dos clientes com os produtos e serviços oferecidos são prioridades para o Itaú Unibanco.
Por esta razão, o banco atua de maneira intensa e contínua na análise de sugestões e reclamações para identificar oportunidades de melhorias, com o objetivo de ser uma instituição financeira cada vez melhor para os seus clientes." Outras empresas As demais empresas não haviam enviado posicionamento até a última atualização desta reportagem. Principais motivos das reclamações O relatório do Procon apontou que entre os principais motivos das reclamações, estão: cobrança abusiva descumprimento de oferta vício de serviço ausência de informações vício de produto O ranqueamento sofreu mudanças entre 2023 e 2024.
A cobrança abusiva, por exemplo, passou do segundo lugar para o primeiro.
Já o vício de produto que que estava em quarto foi para quinto lugar.
Essa classificação foi realizada de acordo com o artigo do Código do Consumidor (CDC) que a empresa descumpriu e no qual se baseou a reclamação. Como acionar o Procon? O Procon pode ser acionado na forma presencial, além dos meios eletrônicos e telefônicos.
Para quem prefere realizar a reclamação on-line, pode fazer pelo site. Os atendimentos telefônicos podem ser feito pelo número de telefone 151.
Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e exclusivo para moradores de Campinas.
Quem não for da cidade pode ligar para (19) 3734-2000.
Presencialmente, os consumidores podem efetuar as reclamações na Unidade Poupatempo do Campinas Shopping, além das Unidades Agiliza da cidade. Confira, abaixo, como acionar os endereços e horários de funcionamento: Unidade Poupatempo Campinas Shopping: atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e sábado das 7h às 13h.
É necessário realizar agendamento pelo site; Unidade Agiliza Campinas - Barão Geraldo: atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com agendamento pelo Portal Cidadão ou pelo 151; Unidade Agiliza Campinas - Sousas: atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com agendamento pelo Portal Cidadão ou pelo 151; Unidade Agiliza Campinas - Ouro Verde: de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, com agendamento pelo Portal Cidadão ou pelo 151; Unidade Agiliza Campinas - Campo Grande: de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, com agendamento pelo Portal Cidadão ou pelo 151; Unidade Agiliza Campinas - Nova Aparecida: de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, com agendamento pelo Portal Cidadão ou pelo 151; Unidade no Espaço do Cidadão Paço Municipal: de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, com agendamento pelo Portal Cidadão ou pelo 151; Atendimento no Cic Vida Nova: apenas durantes plantões, com agendamentos pelos telefones (19) 3226-6161 ou (19) 3226-6889. VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região Veja mais notícias da região no g1 Campinas.